Avançar para o conteúdo

Almofadas decorativas, Tudo o que precisa saber

As almofadas decorativas são um elemento fundamental em qualquer cama, sofá ou outro local de descanso. Além de serem um complemento muito importante para garantir conforto, permitem também criar e alterar o ambiente de uma divisão ou de uma casa. São, por isso, um elemento que combina em igual proporção eficiência, ergonomia, estética e decorativismo.

Além disso, uma almofada decorativa, além de poder proporcionar também conforto, é uma óptima alternativa para modificar uma sala de forma simples, fácil e barata. São relativamente economias e existem modelos para todos os gostos no mercado. A sua versatilidade permite assim que sejam usadas em sofás, em poltronas ou até mesmo no chão, dependendo do contexto. A imaginação não tem limites.

almofadas decorativas
pixabay.com

Pode ainda optar por comprar almofadas decorativas que permitam trocar as capas. Quer isso dizer que, se pretender alterar a decoração da divisão, não vai necessitar de comprar almofadas novas. É que, tal como suas, também existe uma gama variada de capas disponível no mercado. Por isso, escolher as almofadas certas para a sua sala de estar ou para o quarto é importante. E é fundamental que não erre nessa decisão. Assim, preparámos um guia com tudo o que necessita saber sobre este tópico para que não lhe falte nada no momento de escolher.

ENTENDA QUAIS AS CORES QUE COMBINAM ENTRE SI E AS QUE NÃO COMBINAM

Quando se fala em almofadas decorativas, pode optar por modelos de uma cor só ou com padrões e motivos diferentes estampados. Tanto numas como nas outras é importante ter em conta as cores, já que é isso que vai determinar se elas combinam com o resto da decoração ou não. Assim, é fundamental ter em conta os parâmetros que ajudam a estabelecer quais as cores que fornecem boas combinações ou não.

Existem no universo cores análogas e complementares. As primeiras deve evitar colocar juntas, enquanto que as segundas são aquelas que funcionam bem em conjunto. É certo que determinados contextos podem favores as cores análogas, mas isso é muito raro. Assim, o melhor é mesmo procurar jogar com as cores complementares, combinando o tom das almofadas decorativas com o do sofá, por exemplo. Uma rápida pesquisa na internet permitir-lhe-á encontrar com grande facilidade o círculo cromático que indica todas essas cores, para o auxiliar nessa demanda.

NÃO TENHA MEDO DE ARRISCAR EM FORMATOS POUCO CONVENCIONAIS

O mercado da decoração tem-se tornado cada vez menos ortodoxo. Há cada vez menos limites e é possível dar asas à imaginação. Por isso, no que diz respeito a almofadas decorativas, não tenha receio em arriscar em novos formatos. Invista em estilos originais e pioneiras, transformando uma sala de estar convencional numa divisão radical e moderna, combinando diferentes formas geométricas padrões e motivos.

Além disso, quem diz que não pode combinar almofadas quadradas no sofá com almofadas redondas nas poltronas, por exemplo? Seja criativo e não tenho medo de experimentar. Afinal de contas, a tentativa e erro é um dos métodos científicos de experimentação mais antigos e válidos da história do Homem.

PENSE NAS TEXTURAS

As almofadas decorativas podem ter formatos diferentes, cores variadas e até texturas diversas. Estas não só conferem diferentes tipos de conforto, como são também responsáveis por conferir algum estilo à sua casa. Assim, ao escolher o tecido das suas almofadas tenha também, em consideração as suas texturas. Afinal de contas, as almofadas decorativas são um elemento chave em determinar o estilo estético das suas divisões. Por exemplo, tecidos quentes são ideias para lugares frios, enquanto que opções impermeáveis são recomendados para o exterior.

No fundo, procure combinar o seu gosto pessoal com as reais necessidades da sua casa. Pode ainda optar por personalizar a estampagem das almofadas decorativas, dando um toque único e muito especial à sua decoração. São esses pequenos gestos que fazem toda a diferença e que irão deixar os seus amigos e familiares boquiabertos. 

almofada decorativa para quarto ou sala de estar
pixabay.com

ESTUDE OS TAMANHOS COM ANTECEDÊNCIA

Como já tivemos oportunidade de referir numa das entradas acima, o mundo da decoração tem-se tornado cada vez mais arrojada. Isso significa que encontra facilmente no mercado vários modelos de tamanhos diferentes no que diz respeito a almofadas decorativas. Contudo, é fundamental ter em atenção esse pormenor, já que corre o risco de comprar para o seu sofá almofadas que não cabem, por exemplo.

É certo que é uma opção interessante combinar almofadas de diferentes dimensões, mas ninguém quer uma almofada desconfortável que seja demasiado grande para a poltrona ou demasiado pequena para a cama. Assim, antes de tomar a decisão de compra, lembre-se de medir o sofá, a cama e as cadeiras para poder escolher os modelos certos e adequado a cada espaço.

EVITE CONTRASTES MUITO FORTES

Uma das regras da decoração é o de optar pelo tom sobre tom, em detrimento do contraste de cores fortes. Ou seja, se tiver um sofá cinzento, as almofadas decorativas deverão ter uma cor dentro do mesmo tom. Por sua vez, se tiver uma cama amarela, não deve apostar em almofadas decorativas vermelhas. Em caso de dúvida, opte sempre por uma opção monocromática. E lembre-se que o preto combina sempre bem com tudo.

Um sofá ou um colchão com uma colcha cinza combinam bem com almofadas decorativa mais neutras, brancas ou pretas, por exemplo. Hoje em dia está na moda os tons monocromáticos ou, no máximo, de duas cortes, por isso procure-se manter no tom. E, em caso de dúvida, consulte mais uma vez o círculo das cores análogas e complementares, para perceber quais as que jogam melhores com as restantes.