Avançar para o conteúdo

Travesseiros ortopédicos – Tudo o que necessita saber

Escolher a almofada ortopédica correta pode ser a decisão mais importante que vai tomar na sua vida, no que diz respeito à qualidade do seu sono. Travesseiros ortopédicos, e como é sabido, a forma como dorme influencia determinantemente a sua vida, incluindo o seu bem-estar físico e psicológico. O sono noturno serve para recuperar forças e retemperar energias, o que significa que, noites mal dormidas podem resultar em insónias, dores musculares ou lesões ósseas que podem interferir decisivamente na sua qualidade de vida.

Muitas pessoas vivem mal, com dores, enxaquecas ou outro tipo de lesões, sem perceber que isso é resultado de uma má postura durante o sono ou devido à utilização de um colchão ou de uma almofada errada. E a solução é tão simples. Com travesseiros ortopédicos estará a garantir o conforto do seu corpo, o relaxamento dos seus músculos e, consequentemente, noites mais bem dormidas. Diga adeus às insónias de uma vez por todas e à sensação permanente de cansaço. 

No entanto, para que isso resulte é necessário escolher também ao travesseiro ortopédico correto. E isso pode ser igualmente difícil. É que mercado está cheio de diferentes modelos, com tamanhos e materiais bem distintos, o que faz com que nem sempre seja fácil saber qualquer comprar. Por isso, vamos ajuda-lo nas linhas seguintes a descobrir tudo o que precisa saber sobre este tipo de almofadadas, para o ajudar a escolher aquela que é a melhor opção para si.

Tenha em consideração a sua posição preferida para dormir

A primeira coisa a considerar antes de escolher o seu novo travesseiro ortopédico é pensar qual é a sua posição preferida para dormir. E depois utilizar isso em seu favor. Ou seja, o truque passa por escolher uma almofada que complemente essa sua posição preferencial para adormecer, mas que ao mesmo tempo sirva também para adaptar a uma outra. Isso quer dizer que, quem prefere dormir de lado, deve optar por um travesseiro mais firme e, talvez, um segundo travesseiro para colar entre as pernas, enquanto que quem tem problemas de dores de costas deve optar por uma almofadada mais fina, para dormir de barriga para cima. O ideal é que a sua coluna se mantenha numa posição natural, bem assente no tipo de colchão, sem posições de tensão.

Escolha o material certo para a sua almofada

O facto de serem travesseiros ortopédicos não significa que não deva ter em consideração outras características da almofada, nomeadamente os materiais de que é feita. É que existem muitos modelos disponíveis no mercado que utilizam materiais que podem libertar gases tóxicos, que podem vir a ser nocivos para a sua saúde durante o sono. Para já não existe qualquer evidência científica de que isso possa acontecer, mas pelo sim pelo não deve evitar almofadas com produtos sintéticos e optar por travesseiros ortopédicos orgânicos, como o bambu, por exemplo. É que, além de serem mais saudáveis, nomeadamente no combate às alergias, são também opções mais sustentáveis. E neste momento, em que estamos a atravessar uma crise climática, é impossível não termos consciência de que as nossas ações têm um impacto decisivo no nosso futuro a curto prazo

Perante a escolha de uma nova almofada, a pergunta que sobressai é a seguinte: afinal de contas qual é o melhor travesseiro ortopédico? E a verdade é que não existe uma resposta correta a esta questão, já que isso depende de vários fatores. Por isso, o mais importante antes de tomar a sua decisão é adotar uma postura sensata, responsável e inteligente e ter em consideração as suas reais necessidades, de forma a poder analisar e avaliar o mercado da melhor forma. Por exemplo, se tem uma lesão muscular ou óssea específica, então vai necessitar de uma almofada que tenha uma ação direcionada.

Estabeleça o seu orçamento

Infelizmente, quer queiramos, quer não, todas as nossas decisões dependem sempre do nosso orçamento. Por isso, a escolha para um novo travesseiro ortopédico estará também sempre dependente de quanto tem para gastar. Assim, depois de analisar todos estes pontos, estabeleça também um texto máximo a que está disposto a gastar nessa sua aquisição. É que os travesseiros ortopédicos não é propriamente barato e exige um investimento considerável. Contudo, não gaste acima das suas possibilidades, porque isso pode levar depois a outros problemas, quem sabe até bem mais graves. Mas é óbvio que pode ser uma boa ideia priorizar determinados gastos, de forma a poder investir na almofada ideal para si.

Lembre-se dos benefícios de um travesseiro ortopédico

Escolher uma nova almofada ortopédica pode ser extenuante. São vários modelos disponíveis no mercado, com diferentes tamanhos, espessas ou firmeza, diversos preços e ainda mais marcas. Tudo isso levanta ainda mais dúvidas, o que pode levar a maior parte das pessoas a desistir ainda antes de começar. Por isso, é fundamental ter sempre a noção das vantagens que uma almofada desse tipo terá na sua vida e no seu bem-estar. Assim, os travesseiros ortopédicos previnem e reduzem dores no pescoço ou nas costas, podem ajudar a deixar de ressonar e podem melhorar a qualidade do sono e do descanso. Por isso, a almofada certa pode fazer uma diferença significativa na sua qualidade de vida, tanto física quanto mental, e consequentemente na da sua família e dos seus amigos.