Avançar para o conteúdo

Os 4 melhores Tipos de Colchões por material e as suas tecnologias

Longe vão os tempos onde a qualidade e o segredo de um bom colchão residia pura e simplesmente na tríade composta pela espuma, as molas e o tecido. Hoje em dia, com os avanços da tecnologia, os diferentes tipos de colchões passaram a incluir sistemas e recursos cada vez mais avançados, com pastilhas magnéticas, sistemas ‘bluetooth’ para massagens, circuitos integrados desenvolvidos recorrendo à nanotecnologia, imensa variedade de tamanhos de colchão, e muitas outras ferramentas que até parecem saídos de um filme de ficção-científica.

Se já souber qual é o melhor colchão para você, visita já na nossa pagina “onde comprar colchão” para descobrir os melhores sites online onde poderá encomenda com as melhores garantias.

Tipos de colchões e a importância do sono

Isso deve-se sobretudo ao aumento da consciencialização do público para a importância do sono e de uma boa noite de descanso. Aliás, no atual estilo de vida, onde os limites entre vida pessoal e profissional estão cada vez mais esbatidos, levando a um aumento dos níveis de ‘stresse’ e ansiedade, o descanso tornou-se num luxo fundamental. E o colchão é a ferramenta essencial para alcançar esse bem-estar físico e também mental.

Desenvolvimento tecnológico dos tipos de colchões

No entanto, o desenvolvimento tecnológico dos tipos de colchões tem levado também muitas vezes a desinformação e a ‘marketing’ agressivo, que levam o público ao engano, confundindo as propriedades destes produtos com curas milagrosas e outras terapias. Obviamente que os colchões são um ótimo contributo para um maior bem-estar físico e, consequentemente, psicológico, através de uma boa noite de descanso, mas isso tem que ser complementado com bons hábitos de vida, uma alimentação saudável e a prática de exercício físico regular para garantir uma vida plena, mais saudável e um sistema imunitário mais forte.

Escolher o melhor entre todos os tipos de colchões

Isto quer dizer que é verdade que há uma oferta cada vez maior e mais variada de colchões, com diferentes tipos de tecnologias, a acompanhar o aumento exponencial da procura. No entanto, é fundamental que o cliente esteja ciente do que significa cada uma destas tecnologias, até para perceber e escolher qual é a que melhor vai ao encontro das suas reais necessidades. Assim, para o ajudar nessa demanda por um novo colchão para a sua cama, preparamos um pequeno guia sobre as diferentes tecnologias e material dos colchões atualmente no mercado. Aqui segue um descritivo dos 4 melhores tipos de colchões.

Colchão de espuma

O colchão de espuma é um dos 4 tipos de colchões mais usados e vendidos.

Os novos colchões de espuma de gel serão provavelmente a gama que mais cresceu e popularizou-se nos últimos anos, com um crescimento brutal num curto período. É fácil de entender as razões: é que esta é a opção tem a melhor relação entre custo e qualidade, já que são mais económicos, mas igualmente eficientes e confortáveis. Além disso, os colchões de espuma de gel, além de aliviarem as dores musculares, permitem também regular a temperatura do corpo, o que significa serem frescos no verão e quentes no inverno.

Tipos de colchões — Colchão espuma
Tipos de colchões — Colchão espuma

Isto acontece devido ao material da espuma, que tem uma grande sensibilidade à temperatura. Ao reagir à temperatura natural do corpo, ele adapta-se com grande rapidez às nossas necessidades, enquanto a espuma se molda às curvas do corpo. Ou seja, é uma mistura de frescura e bem-estar físico, que depois se estende naturalmente à saúde psicológica, promovendo um sono relaxante e profundo. Além disso, a espuma de gel, como exerce menor pressão no corpo, garante ainda uma melhor circulação sanguínea, prevenindo dormência ou formigueiros nos membros superiores e inferiores.

Colchão de LATEX

Quando surgiram na década de 60, os tipos de colchões de látex operaram uma pequena revolução silenciosa no sector, tornando-se numa das principais opções do grande público. O seu sucesso deu-se pela mistura explosiva entre conforto, temperatura e adaptabilidade ao corpo, graças ao látex natural da sua composição. Além disso, o látex é ainda um produto sustentável, mais amigo do ambiente, sendo igualmente resistente e duradouro, quase como um colchão de molas, por exemplo.

Tipos de colchões — Colchão Latex
Tipos de colchões — Colchão Latex

Outras vantagens de colchão de látex

Mas as vantagens deste tipo de colchão não se fica por aqui. Além disso, os colchões de látex apresentam benefícios hipoalergénicos, já que combatem e previnem a formação de ácaros, bactérias e outros microorganismos que são prejudiciais à saúde e à durabilidade do próprio colchão. O seu material torna-se naturalmente mais fresco porque é poroso e, como tal, permite um maior nível de respirabilidade, garantindo assim uma conjunção quase perfeita entre conforto e durabilidade. 

Colchão de molas

O sistema de mola continua a ser um dos mais populares no que diz respeito ao tipo de colchões disponíveis no mercado. Este é uma categoria de colchão ideal e recomendado para todos aqueles que procuram uma opção mais firme e duradoura, ideal para quem tem problemas de costas crónicos. Além disso, um bom colchão de molas é quase um colchão para a vida, já que tem uma maior resistência ao desgaste natural. É ainda uma opção indicada para quem tem um dormir tranquilo, com pouco movimento, visto que absorve o peso e distribui-o pela superfície do colchão.

Tipos de colchões - Colchão de molas
Tipos de colchões — Colchão de molas

Tipos de colchões em molas ensacadas

Atualmente, encontra no mercado uma nova tecnologia de molas ensacadas, que dão maior firmeza a este tipo de colchão… Isto significa que uma das pessoas se pode movimentar sem que a outra acorde, dado que as molas estão ensacadas e atuam individualmente, absorvendo as vibrações. Isso permite à pessoa descansar com maior conforto e naturalidade, fugindo das preocupações do dia-a-dia assim que chega à cama. É o tipo de tecnologia que faz a diferença com apenas uma ligeira diferença.

Colchão “Hybrid”

Um colchão hybrid oferece o melhor de dois mundos, já que combina espuma e molas. É, por isso, uma opção perfeita para quem está indeciso e não sabe o que escolher. Ou para quem não procura nada específico, mas uma opção que ofereça diferentes tipos de benefícios para o seu conforto e descanso, tanto físico quanto psicológico. Estes colchões híbridos são o último grito nos avanços tecnológicos do sector, até porque permitem combinar diferentes tipos de tecnologia.

Tipos de colchões - Colchão Hybrid
Tipos de colchões — Colchão Hybrid

Assim, pode optar por molas tradicionais ou molas ensacadas, que garantem diferentes tipos de firmeza, assim como pode optar por espuma de látex ou viscoelástica, que tem diferentes níveis de adaptabilidade às curvas do seu corpo. Estes colchões hybrid são também recomendados a casais que tenham um dormir muito diferente, já que as molas são recomendadas para aqueles que se movem pouco durante a noite, enquanto a espuma é mais indicada para sonos mais leves e agitados. O fundamental é perceber as diferenças entre estas quatro opções e adotar uma postura sensata, inteligente e responsável na altura de tomar as suas decisões.