Avançar para o conteúdo

Onde comprar o melhor colchão

Se a escolha de um novo modelo de melhor colchão já é difícil, então decidir onde o comprar colchões é duplamente complicado. Hoje em dia, a internet operou uma autêntica revolução silenciosa nos hábitos de consumo da generalidade da população, abrindo portas a toda uma série de novas possibilidades. Com a world wide web as distâncias foram encurtadas e as barreiras foram derrubadas.

Tudo isto beneficia largamente o consumidor. Ao aumento da oferta disponível, baixam também os preços dos colchões, devido à lei da concorrência. E tudo isto com ainda mais conforto. O advento dos dispositivos móveis e a democratização das redes sem fios permitiram que passássemos a estar conectados quase em permanência. Agora, cada pessoa pode fazer compras em qualquer sítio e a qualquer hora. Não admira que os smartphones se tenham tornado quase numa extensão do próprio corpo humano.

Dizem os especialistas que devemos trocar de colchão a cada dez anos, seja ele de solteiro ou casal, de molas ou espuma. Segundos os estudos efetuados, esse é o período em média em que os colchões perdem a totalidade das suas propriedades. Dormir num colchão insalubre ou velho pode provocar dores musculares e até lesões crónicas, até, de provocarem insónias, desconforto e mau-humor. A qualidade do nosso sono influencia decisivamente a qualidade do nosso dia-a-dia, tanto a nível pessoal como profissional.

Por isso, é extremamente importante escolher o melhor colchão, que seja totalmente adequado às nossas reais necessidades. É que, ao contrário do que muitas vezes se pensa, o truque não passa apenas por escolher o colchão de solteiro ou casal mais firme ou de um material específico como molas ou espuma. O melhor colchão é aquele que se adapta a cada pessoa, ao seu peso e altura, sem ser demasiado duro nem demasiado macio. O colchão certo precisa de ser confortável sem se afundar em demasia, e ser firme o suficiente para se adaptar às curvas do corpo sem deixar os músculos em tensão, privilegiando o conforto e no caso dos colchões de casal, tem que ser confortável para os dois. Posto isto, surge então a pergunta decisiva: onde comprar o melhor colchão?

melhor colchão

Comprar colchão online vs comprar colchão presencialmente

Como é natural, não existe uma resposta correta a esta última pergunta. Tudo depende dos objetivos e das necessidades do consumidor, além de uma série de outros fatores. Assim, para tomar esta decisão, o truque passa por fazer o trabalho de casa prévio. Ou seja, por analisar todos os prós e contras e, perante essa balança, decidir qualquer o melhor colchão para comprar. Em suma, deve adotar uma postura sensata, razoável e inteligente e analisar e comparar as vantagens e desvantagens entre comprar um novo colchão online ou fisicamente.

Comecemos então pelo online, até porque o comércio eletrónico tornou-se definitivamente numa das principais tendências de consumo na atualidade. São vários os benefícios para o consumidor ao utilizar a net para comprar colchões. Começando logo pela oferta maior quer seja colchão de casal ou solteiro, de molas ou de espuma. Ao não ter barreiras geográficas, o consumidor encontra na worldwide web uma variedade bem maior de produtos e modelos de colchões, não tendo que se limitar aos colchões que existem disponíveis na sua zona. Além disso, na internet os preços são normalmente mais baratos. Isso deve-se ao facto de as lojas online terem menos custos operacionais, podendo assim poupar no valor de produção e baixando o preço ao cliente. 

No entanto, também existem desvantagens em optar por comprar colchão no comércio digital. Começando logo pelo mais óbvio, que é a impossibilidade de experimentar pessoalmente o produto. E no caso dum colchão, muitas vezes é importante ter a noção pessoalmente da sua densidade ou do tamanho, por exemplo, principalmente se for um colchão de casal. Claro que a maioria das lojas de e-commerce aceita a troca e a devolução do colchão, mas isso é um processo mais moroso. E, além disso, ao comprar o seu colchão online não se deve esquecer que, geralmente, é preciso acrescentar ao preço final os custos do transporte e da entrega. Para não falar da alfândega, caso o colchão seja expedido de um país extra-comunitário. Tudo isso deverá ter em conta quando comprar o seu colchão.

Quanto à compra de colchões no formato tradicional, a grande vantagem é a possibilidade de ver com os próprios olhos os vários colchões antes de escolher qual comprar, pode sentir no toque a diferença entre materiais como, por exemplo, a espuma, molas, viscoelastico ou látex. Pode também deitar-se no colchão, sentar-se e sentir todas as suas propriedades, como o tecido. E, tendo em conta que passamos um terço das nossas vidas deitados, não é má ideia ter a certeza de que opta pelo melhor colchão. Além disso, em determinadas lojas tem a possibilidade de negociar o preço, conseguindo assim comprar o melhor colchão ao melhor preço.

Quanto às desvantagens, está o facto de as lojas tradicionais terem os preços dos colchões normalmente são mais elevados, devido aos custos operacionais maiores. E, claro, também devido à menor oferta de colchões disponível. As lojas estão limitadas ao seu espaço físico e nem sempre o stock de colchões disponíveis respondem às nossas reais necessidades. Mas claro que pode sempre encomendar o modelo de colchão que falta, se bem que isso pode demorar algum tempo. 

melhor colchão para comprar
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Dicas para comprar melhor

Além disso, existem vários conselhos e dicas que pode seguir para efetuar comprar o colchão ideal. E, mais uma vez, a melhor de todas é analisar e comparar previamente todos os preços das várias lojas de colchões existentes no mercado. Isso permite-lhe perceber quais são aquelas que oferecem as melhores condições, até porque às vezes compensa gastar um pouco mais, mas ter um período de garantia mais extenso, ou comprar um colchão com mais qualidade, por exemplo.

Mas não só. Pode também subscrever a newsletter das principias marcas de colchões para estar sempre a par das suas promoções. De modo a captarem novos clientes, as marcas costumam oferecer descontos regulares, muitos deles por períodos muito curtos de tempo, o que significa que convém estar a par das novidades para não deixar escapar a oportunidade de comprar o melhor colchão ao melhor preço. E se costuma utilizar as redes sociais, como o Facebook ou o Instagram, torne-se igualmente seguidor das marcas.

Finalmente, mas não menos importante, quando for comprar o colchão ideal, desconfie sempre de preços muito baixos na internet. Apesar da regulação do sector, este continua a ser um território propício a fraudes, por ser ainda relativamente recente. Assim, se tem dúvidas quanto ao site, confira sempre a sua credibilidade e procure avaliações de outros clientes. Afinal de contas, o passa palavra de pessoa para pessoa, continua a ser a melhor forma de avaliar a qualidade de qualquer serviço ou produto.