Avançar para o conteúdo

Tabela de densidade de colchão: as 3 categorias que precisa saber

    Quer saber qual é a melhor densidade de colchão para si? Este artigo vai ajudar a responder a todas as suas perguntas. Também dará-lhe uma visão geral sobre o que é a tabela de densidade de colchão e como pode ajudá-lo a encontrar o colchão perfeito para as suas necessidades.

    Em primeiro lugar, antes de escolher um colchão deve aprender um pouco mais sobre as diferentes densidades disponíveis, dependendo do tipo de colchão que escolher.

    Isso e bastante importante porque não se pode comparar a escolha de um colchão de qualidade com a escolha de quaisquer móveis de madeira ou mesa num magazine, por exemplo.

    Bem dormir graças a Tabela de densidade de colchao
    Bem dormir graças a tabela de densidade de colchão

    Uma tabela usada como guia

    A tabela de densidade de colchão, para cama de casal ou de solteiro, é um guia para o ajudar a aprender mais sobre as caraterísticas dos colchões e as suas propriedades. Esta informação pode ser muito útil na decisão sobre qual colchão funcionaria melhor para as suas necessidades pessoais. Por isso é importante que compreenda como funciona este sistema antes de comprar colchão online ou visitar qualquer loja de colchões perto de si.

    Três categorias de densidade

    A tabela de densidade de colchão pode ser definida como uma forma de medir o peso que pode ser suportado seguinte os tipos de materiais do colchão. É frequentemente utilizada quando se pretende determinar se o colchão terá demasiada espuma, ou não terá apoio suficiente, dependendo de quão denso é por metro cúbico. A tabela de densidade de colchão tem diferentes categorias em termos de densidades que estão listadas abaixo. E usada para todos os tipos de produto que seja colchão de casal, de solteiro, de espuma ou de mola:

    • Colchão macio (área em azul-claro) : tem uma baixa densidade e terá mais ar dentro dele.
    • Colchão médio (área em azul) : este tipo de colchão não é demasiado firme nem demasiado macio. O que a torna mais confortável do que os outros dois tipos de colchões que se encontram
    • Colchão firme (área em azul-escuro) : considerado de alta densidade. Não tem a mesma quantidade de espuma ou tipo de motejo que os outros tipos de colchão, mas ainda assim proporciona apoio suficiente para a maioria das pessoas que dormem sobre eles.
    Tabela de densidade de colchao
    Exemplo de uma tabela de densidade de colchão

    O que precisa de saber ao comprar um colchão novo

    A densidade não dá toda a informação ao escolher um colchão novo. É muito útil para encontrar o colchão certo para as suas necessidades pessoais, mas nem sempre é fácil descobrir qual a densidade de colchão que melhor se adequa ao seu estilo de sono e preferências. Sempre tem que considerar o biótipo (altura, quilos, corpo) das pessoas (adultos, jovens ou crianças) que vão dormir em cima do modelo que vai escolher.

    Por isso aqui estão algumas orientações úteis que o podem ajudar

    • Se tiver muitas dores e dores enquanto dorme, deve arranjar um colchão com densidade média ou firme.
    • Se não sois muito pesados, mas ainda tendes problemas nas articulações ou dores nas costas, então é melhor escolher um colchão com densidade média ou firme.
    • Se o seu objetivo é ter mais apoio para as costas, então a melhor densidade de colchão seria entre a média e a firme
    Qual colchao para dor de costas
    Qual densidade de colchão para dor de costas

    E também

    • Se tem um sono leve, então a densidade do seu colchão deve ser alta, porque isso proporcionará mais apoio e conforto para aqueles que dormem sobre ele.
    • O peso das pessoas que vão usar este colchão também deve ser considerado na escolha da densidade de colchões.

    Qual a densidade ideal de colchão?

    Cada fabricante normalmente recomenda a sua própria tabela de densidade com base nos seus colchões e materiais, mas como regra geral a imagem seguinte pode ser usada como um primeiro guia na escolha de um novo colchão.

    Cada tipo de produto, que seja para uma cama de casal, tipo ‘King size’ ou ‘Queen size’, box tem as suas próprias características (por exemplo: altura de espuma, tipo/quantidade/qualidade/altura das molas de aço) que tem que ser consideradas quando decidir.

    Exemplo com colchão densidade 28, que e recomendado para uma pessoa até 1,5 m com um peso de 61 a 70 kg.

    Tabela de densidade de colchao
    Tabela de densidade de colchão pela INER.

    Conclusão sobre a tabela de densidade de colchão

    E importante que tenha em consideração todas as informações mencionadas acima para o ajudar a tomar a boa decisão para dormir bem. Pode ser difícil saber qual a densidade de colchões que melhor se adapta às suas necessidades porque existem tantos materiais de colchão diferentes disponíveis no mercado. Mas, felizmente hoje em dia os diferentes vendedores de colchões ofereçam tabela de densidade de colchão para escolher de maneira segura, e um período de teste gratuito onde poderá utilizar e ver se o colchão se adapta às suas noites.

    Para mais informação, também pode olhar para este vídeo que explica a importância da densidade, neste caso para um colchão em látex. O vídeo e em francês, mas da para perceber com as imagens. 🙂

    Se quiser comprar colchão, veja já os nossos comparativos.